top of page

TEMPERADO: é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) ou químico para modificar suas características como a dureza e resistência mecânica. O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado. É frequentemente utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis, além da estar em diversos utensílios de cozinha como panelas ("Pyrex"), prateleiras das geladeiras, pratos e alguns copos também são feitos com vidro temperado. Os boxes para banheiro, vidros e janelas também podem ser confeccionados em vidro temperado devido a sua dureza e resistência ao frio, calor e impactos.

LAMINADO: é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado. É composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB) ou resina. Quando quebrado, os estilhaços ficam presos nessa camada intermediária. Esta característica produz efeito de uma "teia de aranha" quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro. É o vidro ideal para a confecção de vidros para sacada ou guarda-corpo, pois não se estilhaça quando quebrado e evita que fragmentos se espalhem sobre pessoas logo abaixo.

SERIGRAFADO: o vidro serigrafado, também conhecido como vidro pintado a quente, é um material que recebe desenhos ou cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta especial, cujo conteúdo é fixado no vidro em altíssimas temperaturas – gerando, basicamente, um processo de pintura e têmpera.

Esse processo, que termina em um forno para que a tinta fixe na chapa a quase 600 graus, produz um material resistente a riscos e manchas de gordura em um vidro que também ganha resistência após o processo de têmpera. É um vidro basicamente decorativo, pois confere grande beleza as estruturas nas quais é utilizado, tais como tampos de mesa, porta-retratos, copos e garrafas.

ESPELHOS: os espelhos são feitos através do tratamento do vidro em camadas.  A principal é uma superfície de metal superpolida, que reflete muito bem a luz e fica no meio do espelho. Por trás dela, existe uma camada escura, normalmente de tinta preta, que absorve a luz que vem de trás do espelho e impede que ela "vaze" pela camada refletora de metal. Na frente do metal fica uma camada de vidro, que dá solidez ao espelho e protege a película metálica contra riscos que distorçam a reflexão dos raios de luz. Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. Por isso, o processo de fabricação é delicado. O passo inicial é a limpeza e o polimento do vidro. Feito isso, é hora de aplicar uma camada de prata, o metal mais usado nos espelhos atuais, junto com um produto químico que a faz aderir completamente ao vidro. A terceira etapa é pulverizar uma camada de tinta preta atrás da superfície de prata. Como esse metal é sensível ao ambiente, os fabricantes preferem usar tintas pretas impermeáveis - a umidade é um dos principais inimigos da prata. Depois, o artefato passa por uma estufa para secar a tinta. E o espelho já está pronto para ser usado em diversas aplicações industriais e residenciais.

Tipos de vidro

© 2016 por Adonai Vidros. 

bottom of page